A história do gelato

A história é longa. Existem muitas lendas sobre a história do gelato ou do sorvete, mas estima-se que tudo começou em 1.000 a.C. na China.

Por acidente ou criatividade, essa versão aponta que um cozinheiro resolveu misturar flocos de neve e saborizá-los. Depois disso, foram adicionadas especiarias e formas para incrementar a nova invenção.

Evolução da receita

De acordo com os historiadores, muitos conheceram essa mistura oriental. Entre eles, o famoso Alexandre, o Grande (356-323 a.C.) e o povo árabe.

Para alguns, Alexandre, o Grande, rei da Macedônia, é considerado o introdutor do sorvete ou gelato no continente europeu. Estima-se que o rei trouxe à Europa a mistura de salada de frutas embebida em mel, armazenada em potes de barro, que eram enterrados no chão e preservados com a temperatura da neve.

Para outros, o desenvolvimento do gelato ocorreu com os árabes, que aperfeiçoram a receita vinda da China com incremento de suco de frutas e mel. Essa receita era parecida com uma raspadinha e pouco com o atual gelato.

Apesar das divergências históricas, o consumo de gelato estava reservado aos nobres. Por ser um processo minucioso e caro, apenas reis e os privilegiados consumiram a iguaria no início de sua história.

Florença, um marco na história do gelato

Mas o fato é que apesar da sua provável origem, o gelato moderno como conhecemos hoje é um verdadeiro símbolo italiano.

A história envolve Bernardo Timante Buonacorsi, conhecido como Buontalenti, que era um artista muito popular na Itália e também inventor. Entre as engenhosidades, acredita-se que criou a primeira máquina de gelato, em Florença, na Itália.

As versões são diferentes. Alguns dizem que houve um grande evento com diplomatas espanhóis. Para outros, ainda mais importante, o casamento de Maria de’Medici com Henrique IV, futuro rei da França. O fato é que no farto jantar, estava uma sobremesa criada através de uma máquina.

Buontalenti adicionou outros ingredientes às receitas então existentes, como o leite, creme, ovos e as vezes uma bebida alcoólica. Ele inventou uma máquina para misturar os ingredientes, girada manualmente, à manivela.

Gelato chega a Paris e se populariza

Ainda assim, apesar de mais fácil de ser produzido, o gelato ainda era para poucos.

A história do gelato muda quando o siciliano Francesco Procopio Cutò, resolve abrir o Café Le Procope, em Paris, no ano de 1686.

Dessa forma, o público pode conhecer e experimentar a iguaria aperfeiçoada e com a tradição italiana.

Gelato is the new cafezinho

Para os italianos, sempre é uma boa oportunidade para tomar a iguaria e as gelaterias são muito comuns em todas as regiões.

Lembra muito a relação do brasileiro com o café, uma bebida que já é cultural e utilizada para encontros com amigos e familiares.

No Brasil, essa cultura está com tudo e as gelaterias são cada vez mais populares. Qualidade, sabor e o clima quente do país ajudam no sucesso de consumo.

Gostou da história?

Realmente, a história do gelato é muito antiga. Com possível origem oriental, a receita recebeu o toque italiano de qualidade e conquistou o mundo!

Na Tortelli você encontra os melhores equipamentos, que carregam consigo toda a tradição italiana, para preparar gelatos de qualidade diferenciada e que vão conquistar muitos clientes para sua empresa.

CONHEÇA TODOS OS PRODUTOS PARA GELATERIAS